Pedro Cordeiro - criação de site

A conquista de resultados online é uma atividade contínua de análise e otimização

Com a grande competição de conteúdo que virou a internet, é imprescindível que as empresas tenham uma participação na internet. Porém, não se confundam: ter participação e ter resultados são coisas distintas. São vários os casos de “desistência” da internet pelo lado das empresas, justamente por falta de resultados. Um discurso comum é: “fizemos um site há 5 anos, mas nunca tivemos resultados com ele. Então deixamos lá parado para quem quiser procurar”.

A conquista de resultados online é uma atividade contínua de análise e otimização, que muitas vezes demanda tempo e investimentos, mas não deve ser negligenciada, afinal, a internet tem papel fundamental em qualquer estratégia empresarial atual. Além de ser uma ótima ferramenta para networking, é capaz de criar novos negócios, aumentar direta ou indiretamente o faturamento, reduzir custos, além de diversas outras finalidades. Como já falamos em outros posts, possuir como parceiro uma agência digital, como é o caso da Look’n Feel, pode ajudar a facilitar bastante esse caminho.

Seguindo a linha de raciocínio, vamos conversar, nesse post, sobre o que podemos fazer para que o seu site gere conversões (como persuadir o usuário a atingir a missão crítica do seu site). Serão tratados vários pontos importantes, então se prepare para fazer anotações!

Não abuse dos textos: vamos partir do pressuposto que você queira que o usuário do seu site compre um produto, peça um orçamento ou mesmo entre em contato com a sua empresa para requisitar um serviço. Agora vamos fazer uma analogia com uma situação corriqueira da vida real: imagine uma loja de roupa em que, a cada vez que o cliente manifestasse interesse por uma peça, o vendedor contasse a história inteira do tecido e não parasse de argumentar sobre como o tecido é bom e o quanto o cliente deveria comprar aquela peça? Provavelmente, esse cliente desistiria da compra e se dirigiria à porta de saída. A mesma coisa pode acontecer com o usuário que entrar no seu site e se deparar com um volume grande de texto! Salvo raras exceções, a presença de texto em excesso reduz o interesse do usuário e dificulta o processo de venda. Portanto, se quiser passar uma mensagem de persuasão para o seu cliente/usuário, lance mão de imagens e vídeos, que são uma maneira de comunicação mais fácil e eficiente. Como já dizia o ditado, “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

 

Seja direto desde o início: diga para o usuário o que fazer no seu site de maneira simples e concisa. Reforçando a primeira dica, não espere que o usuário gaste tempo lendo a sua página para chegar a uma conclusão do que ele deve fazer ali dentro. É mais fácil que ele feche a janela ou clique no botão de “voltar”. Então, trabalhe em imagens e títulos curtos, diretos e visíveis, na sua Landing Page, que deixem claro o que você oferece e o que o usuário vai ter em troca.

 

Use muito CTA’s (calls to action): Calls to Action são “chamadas de ação” por parte do usuário, representadas pelos famosos botões. Depois de argumentar por meio das imagens e textos simples e concisos, dê a oportunidade do usuário demonstrar interesse. Faça uso de botões com cores chamativas, dando uma direção de onde o usuário deve clicar! Além disso, sem abusar e tornar seu site chato, espalhe os CTAs em vários lugares do site, pois eles aumentam significantemente o percentual de conversão de um site.

 

Use argumentos de autoridade: Tem provas de que o seu produto/serviço é bom? Mostre para todo mundo! Afinal, a confiança em você vai crescer consideravelmente depois de provado que outras pessoas e/ou empresas já te deram sinal verde!

O fato de sua empresa já ter atendido marcas fortes, no cenário nacional ou local, passa credibilidade para o cliente que está procurando alguém para atendê-lo. Portanto, fazer uso dessa informação é estratégico na captação de novas contas para sua empresa ou consumidores para o seu produto.

 

Essas são algumas das práticas que ajudam o site a ter uma conversão maior, mas que sozinhas não garantem o resultado. Existem uma série de boas práticas (várias delas tem artigos a respeito aqui no blog) que devem ser aplicadas em conjunto, para que seu site gere um resultado excepcional! O desafio é duro mas a recompensa generosa! Então: MÃOS A OBRA!

 

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